O ator mexicano Alfonso Herrera vive uma vida dupla na série de televisão “El Dandy“.
Personifica a José Montaño, um pai de família e professor de direito com uma reputação impecável que um dia é recrutado pelas autoridades mexicanas para participar de um programa secreto de operações encobertas da policía americana, onde deverá se infiltrar nas células do crime organizado.
A história produzida pela Televisa e Sony Pictures na América Latina, está inspirada no filme americano de 1997 “Donnie Brasco“, que retrata a vida de Joseph D. Pistone, um agente encoberto do FBI. Estreia na lunes pelo canal TNT Series.
Para sua versão mexicana, gravada na capital, a trama é abordada desde o ponto de vista das pessoas que trabalham nas ruas para os capos.
“Esta é uma história que falava da máfia dessa época (a década de 1990) e as gangues criminosas em Nova York. No caso de ‘El Dandy’, se tratou de tropicalizá-la e situá-la no contexto atual da Cidade de México“, disse Herrera a AP em uma entrevista rescente.
Na série dirigida por Mauricio Cruz e Chava Cartas, Herrera se converte em Daniel “El Dandy” Bracho, um agente policial que faz mão de sua prodigiosa memória e sua psicologia corajosa, para tentar se infiltrar na missão de uma gangue de narcotraficantes que operam a Zona Rosa capitalina, a fim de reunir provas contundentes e armar um irrefutável expediente criminal.
Desde o interior das gangue, Daniel desenvolve uma empatia e amizade com Juan Antonio Ramírez, “El Chueco”, interpretado pelo ator Damián Alcázar.
“Creio que o verdadeiro desafio, para mim, em ‘El Dandy’, era encontrar a harmonia e a conexão entre estes dois personagens: José Montaño e ‘El Dandy’ Bracho. Basicamente era tratar de encontrar uma sutileza, que não fosse algo chocante, que os personagens tivessem relação porque os medos que o (El Dandy) tem são os de José“, explicou Herrera. “Ainda aparentemente são duas personas distintas, seus medos e inquietudes são similares“.
Herrera, que foi integrante do extinto grupo pop mexicano RBD, disse que a diferença de outros programas e séries sobre temas de crime organizado e narcotráfico, “El Dandy” busca ressaltar a amizade, os valores familiares e os códigos de honra e ética.
“Para nós era importante ressaltar de onde viemos, e por isso é tão importante mostrar o valor da amizade, da família, da ética. Um pouco da história de Pepe é saber como se infiltra nestes bairros periféricos, e como as condições destes lugares vão se alimentando de José Montaño, ao ponto de que se perde totalmente“, disse se referindo ao seu personagem.
Itahisa Machado faz o papel de sua esposa Leticia, com quem mantém uma relação bastante apaixonada baseada na confiança e sem segredos. Quanto mais ele assume sua nova vida, mais enfrentará o agente a grandes tentações que poderão acabar com sua integridade.
“Lety é uma moça que vem da província, estudante de pedagogia. Por uma amiga conhece a José Montaño enquanto ele estudava direito. Se apaixonam, e ela fica grávida muito jovem“, adiantou a atriz.
“Há uma relação deles dois muito forte“, acrescentou. “Apesar de estarem separados e de terem este ‘te amo, mas te odeio’, há algo que Lety faz confiar nele e seguir, apesar do tipo de projeto que está envolvido e o que isso implica“.
Completam o elenco Danny Perea, Aleyda Gallardo, Gabriela Roel, Dagoberto Gama e Oliver Avendaño.
A história está escrita por Larisa Andrade e Rodrigo Ordóñez, conhecidos por seu trabalho na serie “Camelia la Texana“.
“El Dandy” conta com 70 episódios que também poderão ser vistos em dispositivos fixos e móveis através da plataforma Claro Video, a partir de 30 de outubro. No Brasil, ainda sem data para estréia.
Créditos: Telemundo.com & RBDForever.com.br