Após a retirada das músicas do RBD nas plataformas Spotify, iTunes, Deezer, Rdio & Google Play, muitos fãs se revoltaram e pediram nas redes sociais esclarecimentos sobre a decisão. O Spotify então se pronunciou dizendo aguardar uma resposta da gravada pelo ocorrido:
@rbd_rio @mideliriostyles calma, galera! Já entramos em contato com a gravadora deles para saber o que aconteceu. Estamos aguardado, beleza?
— Spotify Brasil (@SpotifyBR) September 29, 2015
Luis Luisillo, que fazia parte da produção do grupo, também lamentou:
Me solidarizo y comparto mi tristeza por el retiro del catálogo musical de #RBD de las plataformas digitales.
— Luis Luisillo M (@LuisLuisillo) September 28, 2015
Desta vez, a Universal Music Brasil através de sua conta no Twitter publicou após vários pedidos para a volta das músicas ao streaming Spotify e nos outros respectivos sites uma explicação sobre remoção, afirmando já não possuir os direitos sobre o catálogo musical do grupo mexicano.
Estamos vendo vocês pedindo para ouvir RBD no streaming, mas infelizmente não temos mais os diretos deles e não podemos ajudar :(
— Universal Music BR (@umusicbrasil) December 2, 2015
@andersonlopes não sabemos informar. :/
— Universal Music BR (@umusicbrasil) December 2, 2015
A empresa também diz não saber de quem são ou foram repassados os direitos.
Créditos: Twitter.com/UniversalMusicBR & RBDForever.com.br
aposto que a Televisa tá no meio
uma sacanagem com os fãs, por isso que não estava achando nada deles no iTunes, affs
Veja a informação, inclusive indicando o ano 2015. De alguma forma, a EMI continua viva por lá.
O que a Universal tem a ver com isso? Pelo que sei, quem tem os direitos de RBD é a gravadora EMI. É isso que consta nos registros do Spotify.
Diferente do que dizem, a EMI não acabou. Inclusive ela também é dona dos direitos de Rumba, última música da Anahi. Tentem ver se conseguem uma resposta da EMI.
De qualquer forma, a EMI é a Universal Music agora no mundo inteiro. No Brasil a reestruturação já começou. Se você for numa Lojas Americanas e ver os CDs antigos da EMI (Legião Urbana, por exemplo) já estão vindo com o selo Universal Music e não EMI.
Os direitos, provavelmente, estão com a Televisa ou com a outra empresa que tinha selo lá tbm nos CDs. Normal.
Eles estão desconversando, ainda bem que eu tenho os cds para ouvir as músicas!!! Mas devem uma satisfação aos fãs, muita gente depende dessas plataformas para ouvir as músicas!!