El Encanto del Águila: Tão bruta como a história

0

Violenta, cheia de traições, mas sobretudo, bruta como foi a Revolução Mexicana, é que “El Encanto del Águila” abordará diversas passagens desse feito histórico, a partir do dia 14 (última segunda-feira) às 9 da noite pelo Canal de las Estrellas.

De acordo com Mafer Suárez, diretora da série, a natureza dos fatos ocorridos no início do século 20 no país obrigaram a que esta transmissão recrie mais cenas agressivas, em comparação com “Gritos de Muerte y Libertad”, série que também esteve a seu cargo, e que retratou a Independência do México.

“Necessariamente há violência, e isso foi assim, porque, lamentavelmente, a Revolução foi agressiva, armada, itinerante, mas sobre tudo, bruta. E, mesmo que tentemos que a violência não esteja em primeiro plano, não podíamos contar uma história sobre esta época sem mostrá-la explicitamente, sem que fosse forte”, comentou em entrevista Suaréz.

Apegados à História

Para a realização deste programa não se teve apenas um grupo de roteiristas que trabalhou no argumento da história, mas cada um deles teve também o apoio de um historiador que ajudou para que a trama fosse,  na medida do possível, a mais apegada com a verdade.

“Não é uma história complacente. Embora tenha protagonistas e antagonistas, não é fiel à versão oficial, pois há coisas diferentes. Além disso, no final se deixa uma situação bastante crítica para a reflexão.”

“E o que fizemos foi pegar desde a campanha de Madero, em 1910, até o assassinato de Obregón (1928), embora, obviamente, existem vários saltos no tempo para contar em 13 episódios tantos fatos cheios de complexidade”, indicou Suárez.

Homens e heróis

Entre os momentos mais difíceis de recriar está a Decena Trágica, na qual Victoriano Huerta trai e assassina Francisco I. Madero e Pino Suárez; no entanto, a presença de Mario Zaragoza, que foi chamado de “El Usurpador”, ajudou a agilizar as filmagens destas cenas.

“A base da construção deste papel para mim, mais que a história, foram suas condições, as quais eram um fígado destruído que lhe provocava um sabor na boca bastante desagradável e que por isso a torcia constantemente.”

“Além disso, tive que entender que foi um homem que, quando tinha fome, tinha que ir brigar nas batalhas. Começou como soldado, mas chegou um momento no qual alcançou poder e tomou decisões que para ele eram corretas”, declarou Zaragoza.

Alfonso Herrera não apenas se soma ao elenco desta produção com a interpretação de Aquiles Serdán, mas também aprendeu sobre a razão das ações de seu personagem graças a esta participação.

Sabia que…

‘El Encanto del Águila’ foi filmada em diferentes lugares da República, como Veracruz, Puebla, Tlaxcala, San Luis Potosí e o Distrito Federal;
– Aproximadamente 50 elementos do Exército foram prestados em cada Estado como extras para a filmagem;
– Aproximadamente três meses durou a produção desta série;
– Mafer Suárez, diretora da série, é fanática por Francisco I. Madero;
– O programa estreou há algumas semanas pela Unicable.

:: Fonte: Diario.com.mx
:: Tradução e Adaptação: RBDForever.com

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x