A ideia de representar um papel no qual um professor de direito recebe a oportunidade laboral de sua vida, mas que ao mesmo tempo mudará seu cotidiano para sempre (ao ponto de contar com duas personalidades tão diferentes e ao mesmo tempo tão bem definidas), resultou ser o centro de interesse predominante para um dos atores mais celebrados do mundo do espetáculo mexicano para participar de um novo projeto.
A série é “El Dandy“, e o ator Alfonso Herrera, quem observou como a proposta que vinha dos produtores da TNT Series brotava um drama particular inserido no contexto de uma emoção genuína.
Inspirada no filme Donnie Brasco, El Dandy tem foco nos complexos becos éticos da máfia, ou – como se encarregou Alfonso de mencionar em várias oportunidades da nossa conversa telefônica – esta série não fala sobre o narcotráfico apenas, mas também sobre as implicações de estar envolvido com o mundo ilegal.
“Poder trabalhar neste projeto, que definitivamente é grande porque conta com cerca de 70 capítulos, é um dos principais desafios que enfrento, já que isso me deixa aprofundar mais no meu personagem, construí-lo e lhe dar forma em sua extensão. Os elementos que estão ligados à direção de artes, roteiros ou ao trabalho dos atores são maravilhosos, assim que com tudo isso geramos algo interessante de ser visto”, afirma Alfonso.
– Você se preparou de alguma maneira especial para este papel?
Houve leitura de roteiro e conversas com os diretores porque eu queria ter uma visão muito clara de onde levar o personagem. Para todos, não só para mim, trabalhar neste projeto representou um grande desafio profissional. Acredito que poder filmar uma história de características grandes e com tantos elementos é mais que interessante, sobre tudo porque se fala das coisas presentes em vários bairros do México. Filmamos em bairros não tão acessíveis para qualquer produção, porém nos trataram da melhor forma.
– A série é baseada no famoso filme Donnie Brasco, com Al Pacino e Johnny Deep. Que diferenças encontramos com esta série?
Pude ver o filme, mas faz muito tempo. A história de Brasco está inspirada num período próximo ao fim dos anos 70 e princípios da década seguinte, sempre com o olhar posto no crime organizado de Nova York, assim que geograficamente falando já é diferente. Quanto às outras diferenças, acredito que é óbvio que existem, porque as aproximações são distantes já que a duração do projeto nosso é diferente, o qual faz que os elementos do diálogo também sejam diferentes.
– A temática do ilegal sempre é usada tanto no mundo do cinema como no das séries em geral. Qual é o diferencial de El Dandy para se destacar nesse sentido?
Antes de tudo, não se trata de uma temática onde o tema do narcotráfico seja predominante. Infelizmente, o fato de falar do mundo do crime nos leva consciente ou inconscientemente até a temática do narcotráfico. Mas aqui realmente falamos do problema do narcotráfico, ainda que se fale de criminosos de médio porte, os que realizam pirataria de discos ou de DVD. Há um sem-fim de situações que estão ao redor que não se limitam a um só tema. De todas maneiras, entendo a pergunta porque é muito comum todo o tema das drogas e é muito fácil ir por esse lado. Ainda assim, acredito que El Dandy vai muito além de tudo isso.
Créditos: Infonews.com & RBDForever.com.br